Teatro do NF recebe seminário sobre violência contra a mulher na próxima terça

O Teatro do Sindipetro-NF, em Macaé, recebe na próxima terça-feira (26), a partir das 13h30, o Seminário Violência contra a mulher: o silêncio que mata, realizado pela entidade e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé. O evento integra a programação do Agosto Lilás, no município.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, e a diretora Bárbara Bezerra estão entre os debatedores das mesas do seminário. “O evento do Augusto Lilás é muito importante, pois é contra a violência mulher, em alusão à data da criação da Lei Maria da Penha, que completou 19 anos. E nós sempre precisamos falar da violência à mulher, porque ela está naturalizada e institucionalizada, e a gente precisa de um combate mais efetivo para que tenha uma transformação nessa cultura em todos os espaços, porque a gente viu uma naturalização desde a violência doméstica aos espaços de trabalho, há também nos espaços de poder, há uma negativa presença da mulher, e a única possibilidade, parece que para a mulher, de servir o trabalho gratuito de cuidar. Parece que a mulher não tem mesmo de fato o direito de ocupar espaços profissionais que queira e mesmo de exercer liderança”, afirma Bárbara.

A sindicalista também destaca que “a gente vê casos chocantes todos os dias de agressões contra a mulher, como a jovem que levou 61 socos no elevador, ou as três mulheres encontradas mortas por facadas em Ilhéus, quando o cachorrinho delas foi poupado e as três vidas ceifadas por um ex que não aceitava o fim do relacionamento. Então, de fato, a gente precisa falar muito, e essa atividade, em parceria com a Secretaria de Mulheres aqui de Macaé, terá duas rodas diferentes, uma roda com mulheres e uma roda só com homens, porque os homens precisam também falar sobre esse assunto”.

O formulário de inscrição está disponível no link https://www.even3.com.br/seminario-agosto-lilas-616982/

Confira  a programação: