Tecab descumpre determinação da SRTE. Trabalhadores denunciam que há risco grave e iminente

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores de que o Terminal de Cabiúnas está descumprindo determinação da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) sobre o sistema de tochas.

Após denúncia feita pelo sindicato, a SRTE realizou fiscalização na base no último dia 6, acompanhada pela entidade, que resultou na interdição do sistema de tocha. Para burlar a determinação, a gerência do Tecab colocou em operação um sistema antigo, que não está liberado pelo Spie (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos). Além disso, esse sistema antigo não está dimensionado para trabalhar com todas as unidades que hoje existem no terminal. Caso haja uma necessidade de despressurizar várias unidades o TECAB não terá condições de reagir a emergência de modo seguro, ou seja há risco grave e iminente. Os trabalhadores também denunciaram que o sistema está com seus ventiladores inoperantes. Os ventiladores servem para a garantir que haja queima.

Os trabalhadores relatam ainda que até mesmo o novo sistema, que deveria estar fora de operação, foi utilizado junto com o antigo durante um período.

O objetivo da gerência é conservar o terminal operando a todo custo, mantendo um sistema de tocha na unidade, uma vez que o cumprimento da determinação da SRTE impactaria na produção e no escoamento de gás e de petróleo da Bacia de Campos.

Para o Sindipetro-NF, este é mais um exemplo de que a Transpetro se coloca acima dos órgãos fiscalizadores e do respeito à segurança dos trabalhadores e do meio ambiente. A entidade notificou a SRTE sobre o descumprimento e cobra explicações formais da gerência da empresa sobre o caso.