Tecab monta alojamento para pelegos

O Sindipetro-NF vai questionar juridicamente a iniciativa da gerência do Terminal de Cabiúnas (Tecab), da Transpetro, em Macaé, de improvisar um alojamento dentro da base para integrantes de equipes de contingência, os chamados “pelegos”, convocados pela empresa para atuar em lugar de trabalhadores em greve.

Para a entidade, o alojamento é irregular e se soma a uma série de práticas antissindicais e de perseguição a trabalhadores que ocorrem em Cabiúnas. O caso também será levado à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Nesta semana, o sindicato noticiou a aplicação, pela empresa, de punições a trabalhadores que participaram da greve de 24 de julho, além do bloqueio do crachá de um sindicalista (aqui).

Em outra ação que reflete a intolerância da Transpetro, a gerência está mantendo a convocação de eleições para a Cipa, mesmo em um processo considerado ilegítimo pelo sindicato, também como noticiado pela entidade (aqui).

O Sindipetro-NF avalia que estas atitudes da Transpetro em Cabiúnas são abusivas e em nada contribuem para o diálogo entre as partes, acentuando a situação de impasse negocial que justifica o movimento de greve indicado pela FUP e sindicatos.