Terceirizados denunciam irregularidades com relação a pagamento de benefícios

Os funcionários da Brasitest entraram em contato com o Sindipetro-NF para denunciar problemas com relação ao pagamento de benefícios.

Segundo os trabalhadores até hoje, a categoria não recebeu o décimo terceiro salário, além disso a mais de 90 dias estão sem recarga no cartão alimentação e desde maio sem o depósito do FGTS. Eles estão recebendo apenas o salário base a pelo menos dois meses.

A situação é bem similar a dos trabalhadores da Prol, que no termino do contrato não receberam seus direitos, incluindo, mulheres grávidas.

Apesar de não representar formalmente os empregados de ambas as empresas, o Sindipetro-NF se solidariza com a classe. E se compromete em cobrar dos gestores da Petrobrás, que realizem uma fiscalização mais intensa com relação aos contratos para que situações desse tipo não ocorram.

No caso da Prol, na qual o contrato foi encerrado, há uma clausula no Acordo Coletivo, que faz com que a Petrobrás fique responsável pelo pagamento. O fundo garantidor foi implementado. em 2013, a pedido do Sindipetro-NF. Na época, muitas empresas estavam encerrando os contratos e deixando os trabalhadores sem os benefícios, após a inclusão desta clausula, uma parte do valor pago as terceirizadas, entre 3% e 5%, é retido pela Petrobrás, somente no final do contrato, a empresa recebe essa valor, caso comprove o pagamento correto de todos os benefícios aos trabalhadores, caso isso não aconteça, a Petrobrás utiliza esse fundo para fazer o pagamento diretamente aos trabalhadores;