Termina cerimônia de abertura do XIII Confup

22h55 – O coordenador geral da FUP, Hélio Seidel, terminou há pouco a sua falação na cerimônia de abertura do XIII Confup e destacou o tema principal do evento, a questão energética.

Para Seidel, os trabalhadores petroleiros estão conscientes de que atuam numa industria de energia que passa por uma revisão de sua matriz em razão de determinações econômicas e ambientais.

“Estamos tendo agora um modelo de estímulo ao biodiesel que não repete o erro do modelo da ditadura militar, que incentivou a produção de álcool assentado na agroindústria, explorando os trabalhadores. Agora, pensamos novas matrizes energéticas que contribuam para a distribuição de renda, através da agricultura familiar”, afirmou.

Seidel também fez para os delegados do Confup uma panorâmica sobre as principais lutas dos petroleiros neste momento, lembrando temas como PCAC, Petros, Setor Privado, Anistia e, numa frente de atuação social, o Mova Brasil.

Depois do discurso do coordenador da FUP foi exibido um vídeo sobre o Mova Brasil que emocionou os participantes. Trabalhadores que atuam no Mova em Pernambuco foram chamados à frente do plenário para receber os aplausos dos petroleiros.

Num momento de descontração, uma educadora do Mova interpretou uma música feita sobre o movimento e colocou os participantes para dan;car no plenário.

“Mova, Mova, Mova Brasil, junto à Petrobrás, ela nos mostrou que tudo é capaz”, cantou.

Encerrada a solenidade, os delegados foram convidados para um coquetel.