Termina hoje os 21 dias de ativismo contra o racismo

O dia 21 de março é Dia Internacional pela Eliminação do Racismo, instituído pela ONU em memória às mortes de jovens negros em Sharpeville e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Na data de hoje, 21, termina 7ª edição do Movimento 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo que aconteceu de 01 a 21 de março de 2023.
O Movimento Negro brasileiro historicamente tem combatido as desigualdades sociais e lutado pela construção de outros modelos de sociedade livres do racismo. E na atualidade mais do que nunca precisamos ocupar os espaços sociais e culturais, criar e fortalecer ações antirracistas e contra todas as formas de opressão, de maneira autogestionada.
Em Macaé acontecerá o Sarau Poesia Preta, que vai sublinhar a participação de pessoas pretas e de tradições afro na Poesia Brasileira Contemporânea, como também a obra dos autores locais. O evento acontecerá no Bar do Jorginho, às 19 horas, com a coordenação dos poetas pretos Conceição de Maria e Gerson Dudus. O bar do Jorginho fica na R. Jesus Soares Pereira 396, Costa do Sol, ao lado da Praça do Polivalente.
O massacre de Sharpeville
Há 61 anos, em 21 de março de 1960, o regime do apartheid da África do Sul cometeu o crime conhecido como “o massacre de Sharpeville”. Naquela data, 69 jovens negros foram assassinados e mais de 200 ficaram feridos no bairro de Sharpeville, na cidade de Johannesburgo, apenas por terem saído às ruas, pacificamente, para reivindicar a extinção da Lei do Passe, que obrigava os negros a portarem cartões com o registro dos locais por onde lhes era permitido circular, tendo sido reprimidos com brutal violência. Para que essa data não fosse esquecida, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
ROTEIRO DA ATIVIDADE DE FECHAMENTO DOS 21 DIAS DE ATIVISMO NO RIO
16h Concentração Largo da Prainha
16h30 Abertura- Coordenação da Campanha dos 21 dias de ativismo contra o Racismo
Marcha na Pequena África com seus significados históricos
17h Largo da Prainha :: Estátua da Mercedes Baptista
Denilson – professor da FFP-UERJ e coordenador do NEGRA (Núcleo De Estudo e Pesquisa em Geografia Regional da África e Diáspora)
17h30 Pedra do Sal
Fábio Conceição – Historiador – Professor da Escola Parque e músico
17h50 Jardim Suspenso :: Professor: Flávio Cardoso – Historiador e Guia de turismo
18h10 Armazém das Docas
Mônica Lima – Historiadora e Professora da UFRJ
Grupo Artístico: Filhos de Gandhi (conduzir do armazém ao cais do valongo)
18h30 Cais do Valongo :: professora: Mônica Lima – Historiadora e professora da UFRJ
Grupo Artístico: Filhos de Gandhi
Vitrine Negra – Feira Afro e Lojinha da Campanha dos 21 Dias
19h Apresentação “Prosa de Lavadeira” – Vanessa Alves – Grupo Ginga – UFF
19h20 Xirê – Responsável: Professora Dolores e apresentação com participação de autoridades tradicionais dos povos de matriz Africanas e nações do candomblé.
20h20 Encerramento – Coordenação dos 21 Dias