Termina quarta, 15, a eleição para o CA da Petrobrás

Na quarta, 15, termina a eleição para o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás. O Sindipetro-NF e a FUP – Federação Única dos Petroleiros – estão indicando o voto no Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Ferreira Rangel.

O navegador Mozilla Firefox é o mais rápido para votar. Tanto na internet, como na intranet basta acessar eleicaoca.petrobras.com.br.
Caso utilize o sistema Petrobras, use sua chave e a senha de oito dígitos.
Já se utilizar um computador fora do sistema Petrobras, e conectado à internet, deve usar a sua chave e a senha externa de 10 dígitos. Nesse caso os trabalhadores de folga ou férias podem votar aqui.

Por que votar em José Maria Ferreira Rangel?

1. Antes mesmo de tomar posse no CA da Petrobrás Zé Maria já se movimentava para garantir voz e voto da representação da categoria. É para completar a conquista da representação adotada por lei no governo Lula. O problema é que ela esbarra em legislação anterior que proíbe a participação de conselheiro quando o tema afeta interesse pessoal.
Isso é bom e correto para os demais conselheiros. Mas se choca com a própria natureza da representação dos trabalhadores.
ZÉ MARIA foi ao Congresso Nacional, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, se articulou com outros conselheiros de estatais e inspirou um projeto de lei que corrige o problema.
Já aprovado em várias comissões o projeto caminha para a aprovação e transformação em lei. É compromisso fundamental de ZÉ MARIA batalhar por essa conquista.

2. Foi iniciativa do nosso conselheiro representante ZÉ MARIA a mudança no regimento do CA para incluir saúde e segurança dos trabalhadores entre as obrigações fundamentais do órgão.
Entre outras conquistas isso garantirá – pela primeira vez nos 60 anos da empresa – a discussão dos recentes acidentes em refinarias. No dia 20 de novembro, a atuação de Zé Maria acabou obrigando os gerentes a explicar no C.A esses acidentes. Também já cobrou discutir a quase tragédia em P-20 na próxima reunião do CA marcada para o dia 31 de janeiro.
As empregadas e os empregados da Petrobrás já conheciam o trabalho de Zé Maria na defesa da saúde e da segurança de quem trabalha na empresa, inclusive dos terceirizados.
Não há em toda a empresa quem não conheça a luta na Bacia de Campos organizada pelo Sindipetro-NF coordenado por ele. Manifestações, greves, denúncias na mídia e interdição de plataformas são o dia-a-dia do sindicato.

3. O apoio à renovação do mandato de Zé Maria no CA da Petrobrás cresce a cada dia e em todas as unidades de trabalho.
Isso é bom, muito bom. Prova o reconhecimento onhecimento pelo trabalho de nosso representante do Conselho de Administração.
Mas aí mora um perigo: a estória do “já ganhou”. Não ganhou nada. A vitória só acontece depois da apuração do último voto.
De mais a mais não basta “ganhar”. Quanto maior for a votação de Zé Maria maior será sua força para defender os interesses da categoria no CA.