Toda a reserva do Pré-sal equivale a sete vezes o PIB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Só 1% foi extraído e boa parte está sendo entregue

Há muitas pessoas que ainda não têm uma dimensão do tamanho da reserva de petróleo e gás do Brasil.
Todo o Pré-sal equivale a cerca de 7 vezes o atual PIB do Brasil.
Isso mesmo!
Para ser mais exato 6,9 vezes toda a riqueza material atual do país.
O que foi explorado até agora equivale a pouco mais de 1% do total de petróleo e gás natural, mesmo considerando que o pré-sal, hoje já produz cerca de 2 milhões de barris por dia (boe), ou 60% do total da produção no país.
Infelizmente, grande parte disso está sendo entregue a preço vil para as petroleiras privadas estrangeiras (IOCs), depois de ter sido descoberto pela Petrobras.
Assim, a renda petroleira extraída dessa riqueza passa para o controle externo.
Como os novos donos desse petróleo e gás extraídos, as petroleiras estrangeiras decidem o que fazer de sua produção e certamente levarão a maior parte para ser beneficiada fora do país, onde suas receitas se multiplicarão, na medida em que o produto processado ganha mais valor.
Da mesma forma, serão eles que decidirão onde e com quem comprar (ou fretar) plataformas, equipamentos, serviços e tecnologia que deixarão de empregar até 8 milhões de pessoas no Brasil (em funções de altas qualificações) na próxima década.
Assim, o golpe institucional de 2016, inverteu a lógica e começou a entregar, a preço de xepa, a joia da coroa, descoberta pelos geólogos do Brasil.