TODOS DEVEM PARTICIPAR DAS ASSEMBLEIAS

A defesa da vida é uma responsabilidade de todos. Por isso, o Sindipetro-NF está convocando assembleias conjuntas para os petroleiros de todas as empresas do setor petróleo para avaliar indicativo de realização de uma grande mobilização nesta segunda, 16, quando acontece a passagem de 26 anos da tragédia de Enchova.

Depois da sequencia de mobilizações, denúncias e ações que resultaram na interdição da P-33, é hora da categoria mostrar mais uma vez que está indignada com as condições desumanas a que está submetida, sendo tratada como peça descartável na indústria de produção de lucros a todo custo.
Além da observação rigorosa de todos os procedimentos descritos abaixo, o Sindipetro-NF indica que os trabalhadores produzam um relatório que indique os problemas mais críticos da unidade. O objetivo é formular um quadro atualizado com os problemas mais graves da Bacia.
A Petrobrás minimiza a insegurança, dá respostas evasivas e burocráticas quando é acusada de negligência, e é necessário que os trabalhadores produzam, por si mesmo, informações confiáveis sobre a situação nas plataformas e em Cabiúnas.
Mobilize seus companheiros
Converse com os seus companheiros a bordo e ajude na organização da assembleia de todos os trabalhadores que estiverem embarcados. Vamos fazer mais um movimento histórico na Bacia de Campos.

Procedimentos da Nova Operação “Chega de contar com a sorte!”

Perguntas que devem ser respondidas antes de qualquer trabalho:

1 – É atribuição do cargo de cada empregado envolvido de acordo com a descrição dos cargos do PCAC?

2 – Os empregados envolvidos são os responsáveis por cada etapa do trabalho de acordo com a matriz de responsabilidades da unidade?

3 – Expõe pessoas aos riscos identificados pelos trabalhadores nas pendências da plataforma? Compromete a segurança pelas carências de efetivo identificadas pelos trabalhadores?

4 – Respeita as diretrizes de SMS?

5 – Respeita os princípios operacionais o E&P que determina que “na dúvida, pare”?

6 – Existe um procedimento específico para o trabalho? O procedimento está aprovado e disponível no sistema? As pessoas que vão realizar o trabalho estão treinadas nesse procedimento?  O procedimento será respeitado?

7 – Existem condições seguras para a realização do trabalho de acordo com o procedimento de emissão de PT´s? O trabalho foi planejado, analisado e programado? Caso o procedimento exija, foi emitida uma PT? A PT está preenchida corretamente e assinada pelas pessoas certas?

8 – Estão sendo atendidos todos os limites e as exigências estabelecidos no manual de segurança?

9 – Respeita todas as normas regulamentadoras (NR´s) do Ministério do Trabalho e Emprego? As pessoas que vão realizar o trabalho estão qualificados/treinados conforme preconizam as NR´s para realizar esta tarefa?

10 – Caso a resposta de uma ou mais perguntas seja negativa: não executar, não acompanhar e não liberar o trabalho até que a causa seja solucionada.