Todos juntos nesta quinta-feira, 22, a partir das 17 horas, na Candelária, em defesa da soberania nacional

A FUP e seus sindicatos filiados convocam todos os petroleiros e demais trabalhadores a juntarem-se à CUT, à Coordenação dos Movimentos Sociais, ao MST, sindicatos e diversas entidades da sociedade civil, que estarão nesta quinta-feira, 22, defendendo a soberania nacional, em um grande ato  na Candelária, no Rio de Janeiro, contra os leilões das bacias petrolíferas brasileiras. A manifestação terá concentração às 17 horas, na Praça da Candelária, de onde sairemos em passeata.  “Leilão é privatização! Diga não à entrega do petróleo do Brasil”. Vamos exigir a suspensão da 9ª Rodada de Licitação que a Agência Nacional de Petróleo – ANP – pretende dar prosseguimento nos dias 27 e 28 de novembro.

A FUP, historicamente, tem estado à frente deste processo de resistência, organizando manifestações e atos políticos em defesa da soberania do país. Tem sido assim desde antes da quebra do monopólio, quando  criamos na década de 80 o movimento em defesa do Sistema Petrobrás, quando fizemos a greve de 1995 e depois, quando continuamos indo para as ruas com a CUT exigir a suspensão dos leilões realizados pela ANP.  Este mês, a FUP, junto com os sindicatos filiados, o MST e o Sitramico, realizou um grande ato no último dia 13 em frente à sede da Petrobrás, que reuniu mais de 400 petroleiros de várias regiões do país,  cobrando a suspensão dos leilões de petróleo.

Novamente, estaremos com a CUT e demais entidades, participando  do ato conjunto que será realizado nesta quinta-feira, 22, no Rio de Janeiro, em frente à Candelária, reforçando a necessidade de suspensão da Nona Rodada de Licitações e de um amplo debate sobre as mudanças necessárias na legislação do setor petróleo. A FUP e seus sindicatos querem o fim do artigo 66 da Lei 9478/97, que impôs a criação da Transpetro e a retalhação da Petrobrás em várias subsidiárias. Esta mudança na legislação é fundamental para incorporarmos à holding os trabalhadores da Transpetro e da Refap S.A.

Nossa forma de pressionar o governo e o Congresso Nacional sobre a importância deste debate é estarmos nas ruas mostrando para a população que leilão é privatização e que o destino das nossas reservas de petróleo deve ser decidido pelo povo brasileiro. A CUT enviou carta aberta ao presidente Lula, assinada pela FUP, CNQ e outras confederações, sindicatos, MST, partidos políticos e várias entidades do movimento social, cobrando:

1 –  Suspensão imediata dos leilões de nossas áreas promissoras em petróleo e gás;

2 – Readequação da lei do petróleo em vigor, Lei 9478/97, para salvaguardar a nossa soberania e garantir que o petróleo e gás produzidos sejam prioritariamente para abastecer nosso mercado interno;

3 –   Estabelecer um tratamento estratégico no ritmo de produção de petróleo e gás para garantir os interesses do nosso País, com um planejamento de longo prazo.

Direção Colegiada da FUP