Trabalhador não pode sofrer punições individuais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“A responsabilidade do movimento é do sindicato. Nenhum trabalhador pode ser punido individualmente por ter atendido a um indicativo do Sindipetro-NF, aprovado em assembleia. É a entidade quem responde pela coletividade”.

O esclarecimento é do advogado Normando Rodrigues, assessor jurídico do Sindipetro-NF, em resposta às preocupações manifestadas por muitos trabalhadores diante das ameaças das gerências. O advogado permaneceu no ar, na Web Rádio do sindicato, durante a madrugada de hoje, para prestar esclarecimentos à categoria.

De acordo com Rodrigues, os trabalhadores precisam ficar atentos a qualquer tentativa de coação pelos gerentes, buscando colher provas que relacionem uma eventual punição individual ao fato de o petroleiro estar em greve.

O sindicato tomará medidas jurídicas caso punições individuais venham a ocorrer, mas lembra que a melhor proteção para o trabalhador é a união. Quando mais forte é o movimento, mais as gerências se vêem pressionadas a não ultrapassar os limites impostos pela Lei de Greve.

Imprensa do NF