Trabalhadores da Baker rejeitam proposta da empresa

Em assembleia realizada no início da noite do dia 17, na sede do Sindipetro-NF, os petroleiros e petroleiras das empresas Baker/BJ Services rejeitaram a proposta de ACT apresentada pela empresa. Foram 69 votos a favor do indicativo de rejeição, ninguém contra e 49 abstenções. Os trabalhadores presentes consideraram a proposta rebaixada, porque oferecia um índice de reajuste de 7,5%, bem abaixo da inflação e metas de PLR que reduziam a participação dos trabalhadores e trabalhadoras.

Durante a assembleia também foi aprovado que a proposta de ACT poderá ser rejeitada em mesa pelo sindicato, caso a Baker/BJ insista com proposta rebaixadas ou que retirem direitos. A realização de manifestações na porta da empresa, afim de pressionar os avanços que a categoria tanto precisa, foi outro ponto aprovado nesse mesmo dia. Todas as votações dos indicativos do sindicato tiveram o mesmo resultado.

“A empresa tem tentado de várias maneiras impor um acordo rebaixado, faltando até com a lisura quando demora a enviar documento solicitados pela representação sindical que são imprescindíveis para o andamento das negociações”, ressaltou o diretor do NF, João Paulo Rangel, petroleiro da Baker, lotado na sede do Lagomar de Macaé.
Para o Coordenador do Setor Privado do NF, Leonardo Ferreira, essa era a resposta necessária que a categoria precisava dar aos gestores. “A categoria ouviu o sindicato e soube responder a altura a esses desmandos. Esperamos que agora os representantes da empresa retornem o quanto antes a mesa de negociação com os avanços necessários para essa categoria que não foge a luta. O recado está dado!”, completou Ferreira. Estiveram presentes ainda na assembleia os diretores Antônio Carlos (Bahia) e Claudio Nunes, além das demais assessorias do Setor Privado do NF.