Trabalhadores da BSM suspendem manifestação após negociação

Após intervenção do Sindipetro-NF na manhã de sexta, 17, ficou deliberado que seria realizada no final da tarde uma reunião de negociação entre diretores do NF, Representantes da Petrobrás, , dos trabalhadores, diretor e advogado da BSM e advogado do Sindicato dos Portuários.

Após cinco horas exaustivas de reunião e com a categoria acampada nas entradas do Parque de Tubos, ficou definido que a Comissão de trabalhadores da BSM irá ajuizar uma Ação cautelar na Justiça do Trabalho de Macaé com pedido de bloqueio dos créditos da BSM existentes na Petrobrás (R$ 6.5 mi + relatório a ser medido). Assim que a Petrobrás receber o ofício judicial dessa ação, a Cia se compromete a fazer o bloqueio dos valores para pagamento aos trabalhadores.

Também ficou acordado que a BSM apresentará no próximo dia 20 ao SindPorto (Sindicato dos Portuários) uma planilha com o nome dos trabalhadores, seus valores salariais e valores da rescisão. A BSM entrou com Ação de Recuperação Judicial, por conta da falta de dinheiro para pagar seus compromissos com seus credores.  Alem disso a rescisão será homologada com resalvas para liberação do FGTS e encaminhamento ao seguro desemprego.

A pressão dos trabalhadores e a atuação do Sindipetro-NF foi fundamental para avanços nas negociações. Os trabalhadores estavam dispostos a ficar no PT até solucionar o problema, mas após essa reunião decidiram dar créditode confiança ao que foi negociado e suspender o movimento temporariamente. Ao final do movimento, estavam presentes os diretores do NF, Rafael Crespo, Bahia, Flavio Melo e Raimundo Telles.