Trabalhadores da Elfe denunciam baixos salários em novo contrato

Chegou ao Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado uma denúncia de que trabalhadores da Elfe Operação e Manutenção estão sendo demitidos para serem recontratados com salários abaixo do mercado, para trabalhar em Vitória. Esses trabalhadores atuam na área de manutenção, como por exemplo em pintura.

Um pintor passará a receber um salário de R$ 1060,00, sem direito a hotel e transporte para o novo local de trabalho, por 168 horas de trabalho. Muito menos do que a média salarial de sua profissão, que segundo o site Salario.com.br para um Pintor Industrial CBO 7233-15 é de R$ 1.705,11 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios), levando em conta a carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil. Para um pintor que trabalha em regime offshore esse salário aumenta cerca de 50% com os adicionais de embarque (30%periculosidade e 20% sobreaviso) chegando R$2.550,00.

Muitos trabalhadores reclamam que com esse novo salário não terão como pagar pelo deslocamento para outra cidade que envolve muitos custos. Segundo relatos, alguns trabalhadores que já aceitaram o novo salário, estão dormindo na rodoviária de Vitória por não ter como pagar o hotel.

Essa postura adotada pelas empresas de redução salarial segue a linha da reforma trabalhista e da MP 905 de 2019 da Carteira Verde Amarela lançada em 11 de novembro de 2019 pelo governo Bolsonaro, que vem para aprofundar ainda mais a precarização dos trabalhadores.

Apesar de não representar os trabalhadores da Elfe, o Sindipetro-NF se solidariza com esses profissionais e está acompanhando situações parecidas que possam ocorrer com os seus sindicalizados.