Trabalhadores da hotelaria iniciam greve e primeiros impactos começam a ser sentidos

Trabalhadores e trabalhadoras da área da hotelaria nas plataformas de petróleo da Bacia de Campos iniciaram, à zero hora de hoje, um movimento de greve pelo atendimento de reivindicações trabalhistas às empresas que prestam serviço à Petrobrás no segmento.

A greve começou com um caráter parcial, com a redução ou substituição de itens do cardápio. Informações enviadas por petroleiros ao Sindipetro-NF dão conta de que a mudança já foi percebida no café da manhã de hoje.

A categoria é representada pelo Sinthop (Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria Embarcados Nas Plataformas de Petróleo) e o anúncio sobre o da greve foi feito pelo presidente da entidade, Sildo Moreira, na semana passada. O sindicato negocia há vários meses melhorias nas condições de trabalho da categoria, sem avanços.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão aumento salarial, vale alimentação, mais segurança no trabalho, pagamento de anuênio, aumento no número de trabalhadores (POB), pagamento de adicionais, respeito aos atestados médicos, melhorias nos equipamentos de trabalho, fim do assédio moral e cumprimento das convenções coletivas.

Solidariedade do Sindipetro-NF

O Sindipetro-NF é solidário à luta dos trabalhadores da hotelaria, que cuidam da alimentação e da higiene das instalações. Desde o início do ano a categoria petroleira tem feito denúncias sobre a queda da qualidade nos serviços, quando acabou-se por revelar a realidade enfrentada pelos empregados das empresas que prestam o serviço à Petrobrás, de salários baixos, direitos reduzidos e casos de assédio.

O NF começou, então, a apoiar a organização dos trabalhadores, em parceria com o Sinthop, realizando diversas reuniões em suas sedes e apoiando nos processos negociais com as as empresas, assim como na pressão para que a Petrobrás revisse os contratos.

A entidade reforça, junto à categoria petroleira, a necessária solidariedade de classe neste momento, com a compreensão acerca dos transtornos causados pelo movimento. Como trabalhadores, também sabemos o quanto é justa a reivindicação e o quanto uma greve só produz efeitos com a provocação de um impacto sobre os serviços.

O Sindipetro-NF segue acompanhando o movimento e solicita relatos da categoria petroleira para [email protected] ou por meio dos contatos de Whatsapp dos diretores (aqui).