Trabalhadores da hotelaria nas plataformas anunciam greve a partir do próximo dia 9

Trabalhadores e trabalhadores da área da hotelaria nas plataformas de petróleo da Bacia de Campos anunciaram que vão entrar em greve a partir da zero hora da próxima segunda-feira, 09. A decisão foi tomada em duas assembleias: uma realizada na sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes (no último dia 2) e outra na sede de Macaé (ontem).

A categoria é representada pelo Sinthop (Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria Embarcados Nas Plataformas de Petróleo) e o anúncio de que haverá greve foi feito pelo presidente da entidade, Sildo Moreira. O sindicato negocia há vários meses melhorias nas condições de trabalho da categoria, sem avanços.

“Nós fizemos a primeira assembleia dia 2, em Campos. Fizemos outra dia 4 em Macaé. E foi dado o resultado: todo mundo votou a favor da greve. A greve vai começar na segunda-feira, dia 09, e nós estaremos distribuindo um panfleto com todas as informações necessárias para que vocês façam a greve nas plataformas. E vamos estar nos aeroportos, nos pontos de embarque para distribuir as informações corretas”, afirma Moreira, em vídeo destinado aos trabalhadores.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão aumento salarial, vale alimentação, mais segurança no trabalho, pagamento de anuênio, aumento no número de trabalhadores (POB), pagamento de adicionais, respeito aos atestados médicos, melhorias nos equipamentos de trabalho, fim do assédio moral e cumprimento das convenções coletivas.

Solidariedade do Sindipetro-NF

O Sindipetro-NF é solidário à luta dos trabalhadores da hotelaria, que cuidam da alimentação e da higiene das instalações. Desde o início do ano a categoria petroleira tem feito denúncias sobre a queda da qualidade nos serviços, quando acabou-se por revelar a realidade enfrentada pelos empregados das empresas que prestam o serviço à Petrobrás, de salários baixos, direitos reduzidos e casos de assédio.

O NF começou, então, a apoiar a organização dos trabalhadores, em parceria com o Sinthop, realizando diversas reuniões em suas sedes e apoiando nos processos negociais com as as empresas, assim como na pressão para que a Petrobrás revisse os contratos.

Os diretores do Sindipetro-NF Alexandre Vieira, Marcelo Nunes e Johnny Souza participaram da assembleia dos trabalhadores da hotelaria, ontem, na sede do NF em Macaé.