Trabalhadores da Manserv denunciam cobranças indevidas em rescisões contratuais

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores de que a empresa Manserv está realizando descontos indevidos em rescisões contratuais de cerca de 80 empregados. Os relatos são de que estão sendo descontados dos trabalhadores valores referentes a cursos e treinamentos e a equipamentos de proteção de individual (EPI).

A entidade teve acesso a documentos que comprovam estes descontos nas rescisões. O sindicato encaminhou a denúncia para a área de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

De acordo com o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, que recebeu os relatos dos trabalhadores, mesmo não tendo a representação formal deste segmento da categoria (que é representada por outro sindicato), o NF não deixa de atuar, por uma questão de solidariedade de classe.

“Parece que algumas empresas ficam felizes em causar transtornos aos trabalhadores. Muito porque sabem que estes trabalhadores não têm um sindicato ativo. E também se valem da morosidade da justiça e das ações pouco contundentes que a Petrobrás como contratante tem para com esses casos. Pois não é aceitável essa repetição de covardias contra o trabalhador”, denuncia Vieira.

Denuncie

O Sindipetro-NF reforça que é muito importante que os trabalhadores e as trabalhadoras mantenham a entidade informada sobre abusos como estes, assim como sobre casos de assédio e condições de trabalho, pelo e-mail [email protected] ou setor [email protected]. É garantido o sigilo sobre a identidade do denunciante.