Assim como divulgado ontem como base na denuncia dos trabalhadores de Vermelho, os companheiros da P-12 também estão com problemas na comunicação externa por telefone.
Segundo os trabalhadores, o problema vem sendo constatado desde o incêndio ocorrido em Imbetiba, no dia 28 de janeiro. Desde então, apenas alguns ramais funcionam esporadicamente, tendo dias que a comunicação pelo telefone fica completamente indisponível.
Além disso, os trabalhadores também informaram que intercom não está funcionando. O funcionamento desse sistema é uma determinação estabelecida dentro das Normas Reguladoras. Ele possibilita a comunicação com os trabalhadores em casos de emergência para que os mesmo saibam os procedimentos a serem seguidos. Se confirmado essa situação, a Petrobras estará mais uma vez descumprindo as NRs colocando em risco a vida dos trabalhadores.
O Sindipetro-NF destaca que esse é um problema considerado grave, tendo em vista que a situação acaba gerando um estresse e uma insegurança maior nos trabalhadores, que já estão confinados na plataforma durante dias. No caso dos terceirizados, a situação ainda fica mais tensa, visto que eles, normalmente, já possuem menos acesso aos ramais.
A diretoria do NF reitera que irá insistir na solução rápida do problema que causa uma piora da qualidade de vida dos trabalhadores a bordo.