Trabalhadores da P-25 enfrentam dificuldades com aparelhos de ar condicionado

Os trabalhadores e trabalhadoras da P-25 informaram ao Sindipetro-NF que estão enfrentando dificuldades devido à precariedade dos aparelhos de ar condicionado da Plataforma, que fica no campo de Albacora, na Bacia de Campos.

Segundo a categoria, os aparelhos apresentam problemas no funcionamento, que prejudicam seriamente a saúde dos petroleiros a bordo. Os relatos informam que nesta segunda, 11, o sistema de condicionamento de ar ficou inoperante, sendo realizado então, o desembarque de 23 trabalhadores dos MTAs e remanejamento de parte do pessoal para o Casario onde o sistema de condicionamento de ar está operando normalmente.

O Sindipetro-NF informa que já entrou em contato com a Petrobrás, informando a situação e cobrando providências exigidas pelos trabalhadores e trabalhadoras, entre elas:

• Medição de temperatura em todos os ambientes;
  • A desocupação imediata de espaços e alojamentos com a temperatura acima de 25 °C, e não havendo alojamento adequado, que seja providenciado o desembarque imediato dos ocupantes;

A empresa informou ainda que vai enviar as informações solicitadas e justificou dizendo que foi surpreendida pela quebra de duas bombas d’água do sistema de condicionamento de ar, mas que já está com material para subir na unidade. Contudo, o problema ainda permanece afetando os trabalhadores.

A previsão de reestabelecimento do sistema é somente no dia 17/03. “A ocupação dos MTAs foi para 50% e disponibilizados ventiladores e ar condicionados portáteis. Para o remanescente que ainda não conseguimos desembarcar, os trabalhadores de turno dos MTAs foram para o casario, além do serviço dos trabalhadores afetados terem sido suspensos”, informou a Petrobrás ao sindicato, após questionamento da entidade.

A solicitação é para que, diante deste problema, o embarque dos equipamentos necessários seja acelerado. De acordo com Alexandre Vieira, coordenador do departamento de Saúde do Sindipetro-NF já se sabe que este não é um problema exclusivo na P-25, mas que precisa ser solucionado imediatamente.

“Apesar disso tudo, a gente continua recebendo questionamento do pessoal, da temperatura que não está inadequada, que os aparelhos de ar não estão em boas condições e a medida de desembarque é para segurança do trabalhador, porque o profissional não pode ficar exposto a altas temperaturas, correndo risco de sofrer graves danos à saúde”, pontuou Alexandre.

O Sindipetro-NF orienta que as plataformas que estiveram vivenciando a mesma situação que mandem suas denúncias.

[Atualizado 14/03/24 às 08:21 para correções]

[Imagem ilustrativa feita com uso de inteligência artificial / Imprensa do NF]