Teve início nesta segunda, 9 as Assembléias dos trabalhadores da Perbras, para avaliar o indicativo do Sindipetro-NF de paralisação de 24 horas no próximo dia 17 de abril. A direção do sindicato convocou os trabalhadores a realizar essas assembléias, porque diferente de outros estados, no Norte Fluminense estão sem Acordo Coletivo há três anos.
Além disso, a Perbras deu aviso prévio a dois trabalhadores da P-10 que participaram da mobilização de três horas, pelo não pagamento da HE por extensão de jornada. Quando havia cancelamento de vôo os trabalhadores que dobravam não recebiam em dinheiro, o trabalho extra ia para banco de horas. Isso sem negociar nada com o Sindipetro-NF.
O Sindicato já comunicou as demissões ao gerente de contrato e chamou os dois trabalhadores para discutir formas de ajudar os companheiros.
Se a empresa mantiver sua postura de manter essas demissões o sindicato intensificará ainda mais as mobilizações dos trabalhadores. Não podemos aceitar que num momento em que as empresas preguem a Responsabilidade trabalhadores sejam punidos por reivindicar seus direitos.
Acordo Coletivo
Em setembro de 2006, o sindicato protocolou o Acordo Coletivo 2006/07 e até esse mês a empresa não havia dado uma resposta.
Apesar da Perbras insistir em não poder avançar na questão do reajuste salarial, porque está amarrada pelo contrato, para o Sindipetro-NF isso não pode ser empecilho para assinatura do Acordo Coletivo e que é possivel melhorar a concessão de benefícios.
No dia 01 de março a direção do Sindipetro-NF apresentou em reunião com a Perbras, uma proposta com quatro reivindicações que julga fundamentais para os trabalhadores. São elas a Participação nos Resultados, Auxílio de Material Escolar, Auxílio Transporte e Melhoria na Gratificação de Férias. Entretanto, até o momento a empresa não se posicionou a respeito.
É inconcebível que a empresa tenha práticas diferenciadas em suas bases. Vamos mostrar o nosso poder organização e luta. Todos juntos na paralisação do dia 17 de abril.
Calendário de Assembléias
Plataformas – De segunda, 09 a quinta, 12 de abril, com envio das atas ao NF por fax até às 12h do dia 12.
Indicativo do Sindipetro-NF: paralisação de 24 horas a partir da zero hora de terça, 17 de abril.