Trabalhadores da Perbras fazem ato no Espírito Santo e Bahia

Dando continuidade na luta pelo retorno do Sindipetro-NF às negociações do Acordo Coletivo, petroleiros da Perbras realizaram nesta quinta-feira, 7, um ato na frente da empresa em São Matheus, Espírito Santos. A atividade durou cerca de três horas e contou com a participação do  coordenador do Departamento de Trabalhadores do Setor Petróleo Privado, Wilson Reis, e do diretor André Coutinho.

Em paralelo, também aconteceram atos nas áreas de Santiago, Buracica e Taquipe, que correspondem as regiões de Catu, Alagoinhas e São Sebastião. A luta “Sem o NF não tem acordo” na Perbras tem realizado atos em todo país onde há base instalada da empresa.

Cerca de 500 petroleiros atuam na Perbras no Norte Fluminense. A representação dos empregados da empresa foi retirada do Sindipetro-NF por outra entidade sindical, o Sinditob, que recentemente fechou acordo com 0% de reajuste.

Protestos

Já aconteceram atos no dia 28, em Catu, na Bahia e no dia 6 Parque de Tubos no Norte Fluminense. O primeiro ato contou com a participação da FUP e sindicatos petroleiros, como o Norte Fluminense, Bahia e Espírito Santo, todos contra a exclusão do NF das mesas de negociação com a Perbras.

O movimento sindical denuncia que a empresa simulou uma assembleia de trabalhadores que teria decidido pela mudança da representação sindical para o Sinditob. A própria categoria denunciou ao NF em setoriais que essa assembleia não foi divulgada e teve quórum baixíssimo.