Trabalhadores da RIP sofrem com aumento no plano de saúde enquanto contrato não é atualizado

O Sindipetro-NF teve acesso a comunicado da empresa RIP Serviços Industriais, aos seus empregados, com informe de reajuste no valor do plano de saúde. O aperto no bolso do trabalhador acontece em meio a avanços justamente em sentido oposto nas negociações entre os sindicatos e a Petrobrás.

O coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, critica a Petrobrás e a Rip por ainda não terem fechado os aditivos ao contrato entre ambas, prevendo o custeio do plano de saúde, enquanto os trabalhadores amargam aumento nos custos.

“Não foi para ver isso que lutamos para retomar a Petrobrás. Isso não está alinhado com o que foi prometido para os contratos antigos. Isso cria a revolta do pessoal, porque frustra as expectativas”, explica Vieira, que informa que a entidade fez um ofício para cobrar explicações da área de gestão de contratos da companhia.

“Esse tipo de coisa mexe com a cabeça do do trabalhador, pode levar a uma baixa estima, interferir em sua saúde e foco no trabalho. São seres humanos que precisam de esperança e segurança para trabalhar sem que questões não relacionadas diretamente ao trabalho aumentem o risco de adoecimento e de se acidentar a bordo”, adiciona o diretor sindical.

O Sindipetro-NF orienta aos trabalhadores de outras empresas, que estejam passando pelo mesmo problema, que procurem a entidade e enviem os documentos que comprovem esta elevação dos custos.

Na RIP, os trabalhadores informam que o reajuste no plano chegou a ser maior do que o próprio reajuste salarial.

“Mesmo sem a representação legal desses trabalhadores, temos o dever moral de fazer o que for possível pelo bem estar dos petroleiros e petroleiras da nossa região, independentemente da empresa onde atuem”, afirma Vieira.

As denúncias e informações podem ser enviadas para [email protected] ou para [email protected], sendo garantido o sigilo acerca da identidade do denunciante.