Trabalhadores das bases da FNP atropelam indicativo das direções e aprovam proposta de PLR conquistada pela FUP

Imprensa da FUP

Mais uma vez, os trabalhadores das bases dos sindicatos da FNP atropelaram o indicativo das direções divisionistas e aprovaram por ampla maioria a proposta de PLR conquistada na negociação conduzida pela FUP. Os dirigentes dos Sindipetros Litoral Paulista, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Rio Grande do Sul, SE/AL e Pará já assinaram o acordo de quitação da PLR 2009 que foi conquistado pela FUP, após muita pressão na mesa de negociação.

Os sindicatos dissidentes foram os primeiros a assinar o acordo, apesar de seus dirigentes terem desqualificado a proposta arrancada pela FUP, indicando a sua rejeição, sem sequer apontar alternativas para os trabalhadores. O acordo conquistado pela FUP garantiu o memso piso conquistado na campanha da PLR 2008, apesar do lucro da Petrobrás ter caído 24% e o número de trabalhadores ter crescido. A pressão da FUP obrigou a empresa a abrir o processo de negociação e ampliar a proposta, beneficiando mais de 25 mil trabalhadores com o aumento de 12,43% do piso.