Conheça a integra do documento enviado por trabalhadores de P-09:
Manifesto dos trabalhadores off-shore da Plataforma P-09
1. Escala 14 x 21 para todos os trabalhadores de empresas contratadas.
2. Todos os trabalhadores no mesmo sindicato!
Que o Sindipetro represente todos os trabalhadores do sistema Petrobras, independente da empresa que os contrate, terceirizados ou funcionários da Petrobras.
3. Queremos equiparação de direitos entre trabalhadores de empresas contratadas e funcionários Petrobras. Que os trabalhadores de empresas contratadas tenham também o direito à:
– Remuneração do dia em caso de atraso de voo;
– Adicional de confinamento e horas extras quando cabíveis;
– Realização de ligações externas gratuitamente pelo menos aos sábados, domingos e feriados. Aumento do número de ramais e locais disponíveis para realização de telefonemas;
4. Derrubada da PL 4330
5. Ampliação do número de terminais de acesso a internet, assim como uma conexão aceitável para navegação, como também disponibilizar rede Wii Fi a bordo.
Na P-09 existem 4 terminais para um contingente de aproximadamente 170 pessoas;
6. Retornar com as vendas de produtos que sempre foram comercializados em P-09, tais como cigarros e chocolates. A proibição da venda destes produtos é uma falta de respeito com os trabalhadores off shore que não têm outra possibilidade de comprá-los além do Quiosque;
7. Queremos poder optar pelo nosso tipo de alimentação.
Desejamos ter a “alimentação saudável” como uma opção e não como uma obrigatoriedade imposta aos trabalhadores off shore. Queremos o retorno da alimentação culturalmente aceita e utilizada pela sociedade, tal como a feijoada por exemplo.
8. Aperfeiçoar os únicos locais de lazer existentes a bordo ( sala de jogos e academia) que são precários;
9. Redução dos altos ruídos existentes dentro dos camarotes, principalmente dos camarotes das contratadas.
10. Aumentar a potência do atual Bote de Resgate existente a bordo, pois o mesmo possui apenas 25HP, sendo o menos potente da Bacia;
11. Instalar Holofotes Móveis em pontos estratégicos da plataforma a fim de possibilitar visualização noturna;
12. Melhorar limpeza e aumentar a higienização das áreas habitadas da Plataforma;
13. Garantir qualidade e agilidade da manutenção dos itens de habitabilidade dos MTA’s, tais como chuveiro elétrico, fechaduras de portas e armários, ar condicionado, etc.
14. Respeitar o interstício de 11 horas para os trabalhadores descansarem após o turno e melhorar o horário de descanso em troca de turma para a equipe contratada, pois a CES, por exemplo, vem descansando apenas 4 a 5 horas em dias de troca de turma;