Trabalhadores de P-26 estão sem rancho há mais de uma semana

O Sindipetro-NF recebeu denúncia hoje, 23, que os trabalhadores de P-26 estão há 10 dias com problemas de alimentação. No café da manhã foi servido pão, leite, café e bolo e no jantar apenas asa de frango e só. Nos últimos dias só chegaram dois cargueiros levando macarrão, ovos e carne.

O Sindipetro-NF entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta. “É inaceitável que trabalhadores que estão isolados em alto mar, não tenham acesso à uma alimentação razoável, visto que não tem onde buscar por conta própria seus alimentos e estarem à serviço da empresa” – afirmou o diretor Rafael Crespo, que alertou para o descumprimento da cláusula 15 da NR 37 que trata da alimentação a bordo.

A cláusula 15 da NR-37 diz que “a operadora da instalação deve garantir que os trabalhadores a bordo tenham acesso gratuito à alimentação de boa qualidade, preparada a bordo, fornecida em condições de higiene e conservação,
conforme prevê a legislação vigente”. Além disso, “o cardápio deve ser variado, balanceado e elaborado por profissional nutricionista legalmente
habilitado, possuir conteúdo que atenda às exigências nutricionais necessárias às condições de saúde dos trabalhadores, ser adequado ao tipo de atividade laboral e assegurar o bem-estar a bordo.”

Após o fechamento da matéria, o SMS respondeu e informou que “ninguém está passando fome”. Segundo a empresa, os alimentos essenciais estão chegando de aeronave”. A sensação da direção do NF é que não há uma sensibilidade da gestão da empresa em resolver o problema, em razão disso o sindicato encaminhará denúncia ao auditor fiscal do trabalho e ao Ministério Público do Trabalho.

Relatos sobre as condições de trabalho em todas as unidades podem ser enviados para [email protected]. O sindicato garante o sigilo sobre a autoria da denúncia.

Matéria atualizada dia 24/07/2019 às 9h59.