Trabalhadores de P-35 realizam assembleia sobre habitabilidade e biossegurança

Os trabalhadores de P-35 realizaram uma assembleia extraordinaria, às 20h, de sábado 12, e contou com 36 participantes. Na pauta as pendências de habitabilidade e biossegurança da unidade, que são divulgadas abaixo.Segundo decisão dos trabalhadores a Ata com as pendências será encaminhada para o Sindipetro-NF, ANVISA e canal de Responsabilidade Social (SRS) da empresa, assim como para toda a força de trabalho lotada na unidade e a gerência local.

Pendências
01 Necessidade de acompanhamento de surtos infecciosos segundo procedimento específico, pois foi relatado na assembléia que no período de embarque mais de 10 pessoas estavam com diarréia e não houve registro.
02 Não cumprimento da rotina de limpeza das câmaras frigoríficas. Foi relatado na assembléia que a assepsia do local encontra-se atrasada e o local está sujo. No processo de descongelamento de carnes há acúmulo de resíduo orgânico que apodrece gerando odores insuportáveis.
03 Não cumprimento da rotina de limpeza dos banheiros coletivos e dos camarotes. Esses não oferecem condições mínimas de higiene. Relatou-se que alguns banheiros não são limpos por mais de 7 dias.
04 Os camarotes do piso 100 não possuem banheiros e seus residentes são obrigados a utilizar um banheiro coletivo externo improvisado. A rotina de limpeza desse local não é cumprida.
06 Há superlotação dos camarotes do piso 100. Não há espaço suficiente para circulação.
05 O container cozinha e container padaria são improvisados e não respeitam as normas de biossegurança. Foi relatada a presença de insetos nos alimentos, acumulo de sujeiras, restos de material orgânico, descarte acumulado e rotina de limpeza inexistente. Não há uma instalação elétrica e hidráulica adequada. A temperatura ambiente é elevada e o layout não permite a higienização.
06 Os pontos de lanche não são abastecidos periodicamente. Falta o material básico garantido por DIP e contrato, não garantindo a quantidade mínima de alimentos por pessoa.
07 Armazenamento de água mineral em local inadequado com presença de óleo, incidência luminosa o que torna a água imprópria para o consumo devido à contaminação. Em muitos locais de trabalho a água não é suficiente para o número de trabalhadores, faltando por diversas horas durante o dia.
08 Desconforto térmico no casario e camarotes. Equipamento obsoletos, subdimensionados, sem manutenção adequada e degradados. Por várias vezes ficamos sem ar condicionado devido as falhas do sistema.
09 Lixo alocado de forma inadequada. Gerando odores e proliferando insetos.
10 Indisponibilidade do sistema de TV, onde só funcionam dois ou três canais.
11 Falta de acesso a internet e comunicação telefônica. A unidade possui apenas 06 computadores para acesso a internet para 200 usuários e apenas 03 telefones públicos.
12 Quadra de esportes utilizada como deck de cargas a mais de um ano.
13 Piscina desativada para instalação do container cozinha.
14 Solicitada a substituição dos colchões novos, pois estes não cumprem o especificado em contrato, causando dores lombares.