Trabalhadores de P-40 se negam a embarcar no Superpuma L2 na quinta , 13

Na quinta 13 de novembro, 18 trabalhadores de P-40 se negaram a embarcar numa aeronave Superpuma L2, conforme estava programado. O diretor do NF Marcelo Abrahão estava presente no momento e comunicou ao apoio aéreo. A Petrobras dividiu os trabalhadores em dois grupos, que acabaram embarcando para a P-40 em outras aeronaves.

O Sindipetro-NF lembra que o relatório assinado em 23 de outubro da Comissão Interna de Investigação com a Aeronave da BHS em 26de fevereiro, não determina as causas do acidente. Quem tem essa função é o CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – que ainda não apresentou relatório até o momento.

O acidente causou a morte de quatro trabalhadores e deixou um desaparecido. O sindicato assinou o relatório, por entender que o documento trouxe avanços em suas recomendações para que novas tragédias não ocorram.

Entre as recomendações destacadas pelo sindicato está a indicação de que os horários de vôos passem a ser programados para possibilitar o retorno da aeronave para o solo ainda com a luz do sol;  a adoção de vestimentas de cor contrastante com o mar para passageiros e tripulantes e  a adoção de coletes de vestir (indicados pelo Peo-tran), apressando a substituição dos coletes de pochete (“Papo amarelo”).

Diferentemente de casos anteriores, foi cedida ao sindicato uma cópia do relatório completo do acidente, o que permite à entidade o acompanhamento e a cobrança da adoção das recomendações.