Trabalhadores de P-53 encaminham dois manifestos ao Sindipetro-NF

Os trabalhadores de P-53 fizeram uma reunião na quarta, 31, às 20h, no cinema da unidade para discutir a precarização das condições de trabalho ao qual estão expostos. O plano de manutenção foi revisado pela empresa e sofreu um corte de 80% das manutenções preventivas previstas, assim como alguns postos de trabalho foram eliminados.

Na mesma reunião, os trabalhadores discutiram a atuação dos pelegos durante a greve do dia 25 de julho. Para cada uma das situações os trabalhadores aprovaram manifestos que podem ser lidos abaixo:

Manifesto 1

Precarização das condições de trabalho

Impulsionados pelo desejo do aumento da produção, durante anos gerentes irresponsáveis deixaram a manutenção das unidades de lado sob o lema de produção a qualquer custo. Passados os anos, diversas unidades antigas estão em condições precárias de conservação, resultando numa baixa eficiência operacional na Bacia de Campos. Agora querem que os trabalhadores paguem essa conta.
Com o lançamento do PROEF/PROCOP pela Presidente da empresa, qualquer proposta que venha como diretriz desses programas, vem como um rolo compressor sem possibilidade de debate entre os afetados. Nos navios afretados, temos menos pessoas a bordo; lá todo mundo faz tudo e ao mesmo tempo não faz nada. Algum gênio apresentou como proposta de redução de custos, a redução drástica do POB das unidades e foi aprovada. Ignoraram a característica de cada unidade e estão cortando postos de trabalho. Para que isso pudesse ser feito, o plano de manutenção foi revisado e sofreu um corte de 80% das manutenções preventivas previstas. Basicamente agora só existe manutenção preventiva para grandes máquinas.
O que esses gênios não enxergam, é que o custo com mão-de-obra representa uma pequenina fatia do bolo, onde o recheio está indo pelo ralo. Só para colocar o programa para funcionar serão gastos milhões de reais para colocar em prática diretrizes  que não melhoram a eficiência, como por exemplo, a sala de controle em terra.
Infelizmente dia após dia, vemos milhões de reais serem jogados no ralo. Somos surpreendidos com contratos milionários para realizar serviços de manutenção que a nossa mão-de-obra é capacitada de fazer; Contratos de produto químico, em que a Petrobrás sai na pior em virtude pagamento do excedente; Repintura da unidade, sendo que a última pintura ainda está na validade…Se listarmos todos os absurdos que vemos no dia-a-dia, esse manifesto não teria fim.
Gerentes da Petrobrás, o foco de vocês está errado. Os trabalhadores não pagarão a conta de anos de incompetência gerencial.

Manifesto2

Pelegos pro final da fila!

Aprovada a greve do dia 25/07, a Petrobrás embarcou sua tradicional equipe de pelegos. A cada mobilização, parece que alguns acabam se acostumando com esses fura-greve. Pela característica desta greve, que era somente para cruzar os braços, caso não houvesse pelegos para assumir a planta, a produção teria que ser parada e o impacto seria muito maior.
Analisando o motivo da greve, que é o pagamento do reflexo no repouso, os pelegos deixaram de receber e mesmo assim, embarcaram para impedir a mobilização pela volta do pagamento (sic). Pra quem não é da categoria, é até difícil explicar como alguém pode fazer uma coisa dessas. Furam a greve e desembarcam com uma resma de contra-cheques impressos para entregar no sindicato.
Que o sindicato coloque esses pelegos no final da fila do recebimento do retroativo!
Vamos tirar esses pelegos da zona de conforto! Os pelegos que furaram nossa greve são esses:

1) Jeziel Barros da Silva – Ex-Geplat
2) Helio Augusto Correa de Araujo Jr – Geplat