Trabalhadores de PNA-2 denunciam abusos da gerência

O Sindipetro-NF

recebeu denúncia dos trabalhadores de PNA-2, sobre a irresponsabilidade da gerência da unidade em relação à segurança, durante o movimento de Parada de Emissão de PTs e serviços rotineiros. O caso é gravíssimo e a Petrobrás vai ser notificada pelo sindicato a dar explicações. Confira o relato dos petroleiros:

“Os trabalhadores de PNA-2, em estado de greve e assembléia permanente, sob gerência do Geplat embarcado Luiz Carlos Figueira Bairral, denunciam um ato de extrema irresponsabilidade e total falta de comprometimento com a “política de SMS” da Petrobrás, realizada na Plataforma pelo Coprod Inácio Jose dos Santos, ocorrido em 09/11/2009 durante o movimento de “Paralisação de PTs e serviços rotineiros”. Após a atuação de shutdown na planta, foi constatado que houve um bujonamento indevido do escape da solenóide SV-60169 responsável pelo shutdown nível 3 do painel de controle automático dos poços (Painel AUTOCOM) com o objetivo de retornar e/ou manter a produção. Após solicitação do Coman Ildefonso Alvarenga Cordeiro por volta das 14:30h a equipe de Manutenção foi ao local onde ocorreu a constatação do fato e recomendou a retirada imediata do bujão. Em análise realizada em assembléia, foi concluído que no caso de um possível shutdown a referida solenóide não despressurizaria as linhas dos poços que seria o último recurso de segurança de controle de emergência da Plataforma o que poderia ocasionar conseqüências gravíssimas, não somente para Unidade como também à vida de 148 pessoas embarcadas.”