Trabalhadores de Vermelho 2 sofrem tentativa de assédio pela gerência

Pela manhã de hoje, 19, os trabalhadores de PVM-2 tiveram uma reunião com o Geplat que solicitou a realização de alguns cursos on-line e a realização de rotinas operacionais, entretanto os trabalhadores informaram que estavam no movimento e não o fariam.

A gerência também mentiu dizendo que os trabalhadores de PVM-3 não estavam no movimento, para tentar desmobilizar, mas eles encontravam-se no movimento desde a zero hora de hoje.

Ao final da manhã, novamente foram interpelados pelo Geplat, que retornava de uma video conferência com o GG, e em seguida ameaçou os trabalhadores de incluí-los no não cumprimento do código de ética e de conduta da empresa.

Os trabalhadores questionaram sobre qual ítem do código de ética estariam infringindo, e o Geplat não soube informar. Ao contrário do que afirmou o Geplat, na visão dos trabalhadores e do sindicato, o código de ética apenas reforça que podem e devem exercer seus direitos. Veja abaixo:

Princípios Éticos do Sistema Petrobras

I. O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a eqüidade, a lealdade institucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade e a coerência entre o discurso e a prática são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras.

2- Na relação com seus Empregados, o Sistema Petrobras compromete-se a:

2.2 garantir segurança e saúde no trabalho, disponibilizando para isso todas as condições e equipamentos necessários;

2.5 reconhecer o direito de livre associação de seus empregados, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados.