Trabalhadores debateram Aposentadoria Especial no Sindipetro-NF

Terminou às 17h a mesa redonda com o tema Aposentadoria Especial: Quem tem Direito?”, na sede do sindipetro-NF em Macaé.

A mesa redonda teve como público-alvo trabalhadores da indústria do petróleo, dirigentes sindicais, cipistas (UN-BC, UNRio, E&P-Serv, Cabiúnas e das empresas do Setor Petróleo Privado). O objetivo é orientar os trabalhadores sobre os direitos e as formas para obtenção do benefícioda Aposentadoria Especial.

Os representantes do INSS, Hélio Carvalho de Oliveira, Gerente de Benefícios da Agência Campos e Inês Machado Martins Alvarenga, Servidora do INSS Agência Campos explicaram técnicamente como proceder para solicitar a Aposentadoria Especial.

A visão do movimento sindical foi apresentada por Simão Zanardi, Coordenador do Sindicato de Caxias e Diretor da FUP responsável pelo Departamento de Saúde e Itamar Sanchez, Coordenador do Sindicato Unificado-SP e representante na Comissão de Aposentadoria Especial pela FUP e representante na CUT/ CNQ/ FUP na CNPBZ e Normando Rodrigues, Assessor jurídico do Sindipetro-NF.

Representantes da Petrobras, Carlos Alberto Monteiro, Gerente de RH, Ledia Maria Ribeiro e Liliana M.C.Ramos do Convênio Petrobras INSS apresentaram a visão da empresa e procedimentos que estão sendo adotados.

Muitos trabalhadores penalizados com o cancelamento de aposentadorias especiais participaram ativamente do evento e expuseram seus problemas. Na opinião do movimento sindical a Aposentadoria Especial tem que ser resolvida de forma coletiva e com regras claras.

“Hoje só quem tem pago a conta do erro de ter sua aposentadoria cancelada é o próprio trabalhador, que não tem nada a ver com isso. Na verdade é um direito que ele conquistou” – disse o coordenado do Sindipetro-NF ao final do evento.