Trabalhadores denunciam más condições de habitabilidade na P-62

O Sindipetro-NF recebeu denúncia que condicionamento de ar de P-62 está apresentando problemas crônicos desde o dia 17 de setembro. O funcionamento estava intermitente e nos últimos dias o ambiente ficou insustentável, devido a parada dos trocadores de calor em consequência de furos.

Segundo a denúncia, por conta do calor as pessoas estão dormindo com as portas abertas, algumas até nos corredores, pois o ar que sai dos dutos de ventilação dos camarotes está com a temperatura elevada.

Após questionamento do sindicato, a Petrobras declarou que um novo sistema está em processo de compra e propôs, como solução paliativa, a utilização de ventiladores portáteis que ainda vão embarcar na unidade.

A diretoria do Sindipetro-NF repudia veementemente a solução apresentada como alternativas da empresa para atenuar o problema. Tudo indica que a adoção de uma circulação interna de ar não irá adequar as condições de conforto ao que determina o item 10.5.1.1 VI. do anexo II da NR-30 (leia abaixo).

O Sindipetro-NF tomará as medidas cabíveis para que os trabalhadores não paguem pela inabilidade dos gestores em manter os equipamentos e as condições de conforto dos trabalhadores.

“O NF se contrapõe a solução medíocre de se utilizar ventiladores ao invés de condicionadores de ar portáteis em busca de uma economia financeira, que imputa penalidades nas condições de conforto dos trabalhadores. Os quais não são os responsáveis pela falta de manutenção ou inadequação dos equipamentos e portanto não devem pagar com a degradação de suas condições de conforto e o aumento da insegurança no trabalho acarretada pela falta de descanso adequado. Quem deve ter o ônus é a Petrobras  seus gestores únicos responsáveis por esta situação” – afirma a direção.

Anexo II da NR-30
10.5.1.1 Os camarotes, camarotes provisórios e módulos de acomodação temporária devem:

VI. ser providos de ventilação, exaustão ou ar condicionado, de modo a garantir conforto térmico e mantidos em condições higiênico-sanitárias satisfatórias.