Trabalhadores do Grupo SLB rejeitam proposta de Acordo Coletivo e aprovam Estado de Greve

Os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo SLB rejeitaram em assembleia a proposta da empresa de Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026 e também aprovaram o Estado de Greve, conforme os termos da Lei nº 7.783/89 (Lei de Greve). A Assembleia Geral Nacional Extraordinária ocorreu de forma virtual no dia 19 de agosto, às 9h.

Entre os principais motivos que levaram à rejeição da proposta estão o índice de reajuste dos salários e benefícios abaixo da inflação. Os trabalhadores também querem o pagamento das horas extras até no máximo o mês seguinte ao que foram realizadas ou folga, e um dia de folga para cada dia trabalhado, entre outros.

A diretoria do Sindipetro-NF já encaminhou o resultado da assembleia para a empresa e aguarda uma reposta para retomada das negociações.

O que é Estado de Greve?

É uma condição aprovada pelos trabalhadores durante uma assembleia que indica que a categoria está se preparando para iniciar uma greve, caso suas reivindicações não sejam atendidas. Esse estado é um sinal de alerta à empresa ou ao empregador, demonstrando que os trabalhadores estão dispostos a parar suas atividades, mas ainda não decretaram a greve oficialmente.

Durante o Estado de Greve, as negociações ainda podem ocorrer, e a greve pode ser evitada se houver um acordo satisfatório. No entanto, se as negociações não avançarem ou se as propostas não forem aceitas, a greve pode ser efetivamente deflagrada. Este processo é regulamentado pela Lei nº 7.783/89, conhecida como Lei de Greve, que define os direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores nesse contexto.