Trabalhadores Rurais protestam no TRT de Campos

Integrantes do Coletivo de Trabalhadores Rurais pela Reforma Sindical, grupo de oposição à atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos dos Goytacazes, realizaram no início da tarde de hoje, em frente ao prédio do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) no município, protesto para cobrar a realização de eleições limpas na entidade.

O protesto reuniu aproximadamente 40 pessoas e ocorreu durante uma audiência de conciliação no TRT, em processo movido pelo Coletivo, onde são denunciados vícios que, de acordo com o grupo, teriam sido praticados pela atual diretoria para dificultar a sucessão sindical.

De acordo com um dos manifestantes, Francisco de Assis do Nascimento, trabalhador rural do Assentamento Zumbi dos Palmares, o sindicato não mantém regras claras para a eleição, prevista para ocorrer nos dias 5 e 6 de junho deste ano, e nem mesmo é conhecida a situação cadastral dos sócios.

“Sabemos informalmente que a entidade tem cerca de 22 mil filiados, mas ninguém sabe ao certo. A administração do sindicato é uma caixa preta”, protestou.

O movimento busca, na Justiça, a anulação da eleição de um Junta Governativa, realizada em assembleia no último dia 21 de fevereiro, e a destinação de um oficial de justiça para acompanhar o processo eleitoral.

[Foto: César Ferreira]