Transmissão ao vivo nesta segunda rememora desastre da P-36 – 20 anos, o que mudou?

Nesta segunda-feira, 15, a categoria lembrará a passagem de 20 anos da tragédia da P-36, quando 11 petroleiros foram mortos em decorrência da explosão de um tanque numa das colunas da plataforma. A unidade afundou dias após, levando para o fundo do mar os corpos de dez das vítimas. Para marcar a data, o Sindipetro-NF realiza neste dia uma transmissão ao vivo para debater com a categoria esse grave desastre.

O objetivo do sindicato é fazer um balanço acerca das conquistas das lutas petroleiras pela segurança no trabalho, uma prioridade absoluta do Sindipetro-NF, assim como identificar as lições que as empresas petroleiras, especialmente a Petrobrás, insistem em não aprender com a tragédia — e com tantos outros acidentes.

O acidente

Na madrugada de 15 de março de 2001, às 0h22, teve início o acidente com a P-36, localizada no campo de Roncador. A maioria das 11 vítimas fatais fazia parte da brigada de incêndio que desceu à coluna de popa boreste para verificar o ocorri- do. Os outros 175 trabalhadores foram retirados com vida da plataforma.

No dia seguinte, a P-36 começou a mostrar sinais de inclinação e deu indícios que iria afundar. Foram dias de angústia para os parentes, colegas de trabalho e para o país. No dia 21 de março, às 10h45 a plataforma começa a afundar, levando os corpos dos trabalhadores mortos.

Presente!

Adilson Almeida de Oliveira