Última chance: plataformas podem eleger até domingo delegados ao Congrenf

A diretoria do Sindipetro-NF decidiu prorrogar, apenas por mais uma vez, o prazo para encerramento das assembleias nas plataformas e UMS (Unidade de Manutenção e Segurança) para eleição de delegados e delegadas ao 13º Congrenf. As assembleias a bordo podem agora ser feitas até o domingo, 18, com retorno de atas até às 12h da segunda, 19.

O objetivo é garantir o máximo de representação da categoria no mais importante fórum de discussão dos petroleiros da região, especialmente em um momento crítico da vida nacional.

Nas bases de terra e sedes do sindicato, as assembleias foram realizadas de segunda a quarta desta semana.

A escolha dos delegados e delegadas que representarão as bases e unidades marítimas é o primeiro passo da Campanha Reivindicatória. Eles é que terão a responsabilidade de discutir o cenário brasileiro, a conjuntura da Petrobrás, as estratégias de luta e propostas para a pauta de reivindicações que será entregue à companhia.

O 13º Congrenf será realizado na sede do Sindipetro-NF, em Macaé, entre os dias 26 e 28 de junho, e terá como tema “Diretas por direitos”. Além de discutir a conjuntura nacional de cortes de direitos trabalhistas e previdenciários, assim como o desmonte da Petrobrás e do setor público brasileiro, o evento vai eleger delegados e delegadas ao Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros), que neste ano elege nova direção para a FUP em um momento crítico da vida nacional.

Participação da mulher

O Sindipetro-NF destaca que é importante estimular a participação das petroleiras nas assem-bleias e na ocupação de vagas de representação no Congresso. Pela primeira vez, haverá cota feminina (de 17%) na delegação ao Confup e na diretoria da FUP.

Número de delegados

Cada plataforma pode eleger dois delegados titulares e dois suplentes. Cada UMS pode eleger um delegados titular e um suplente.