Da Imprensa da FUP – As direções da FUP e de seus sindicatos receberam com muito entusiasmo a informação de que o Sindipetro São José dos Campos está convocando assembleias para que os trabalhadores e as trabalhadoras da região deliberem sobre a filiação do sindicato à nossa federação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 20, pelo presidente do sindicato, Rafael Prado, durante a Oficina de Planejamento da Campanha Reivindicatória dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Sistema Petrobrás, que reúne as representações sindicais da FUP em Xerém, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
As assembleias, que acontecem de 26/08 a 04/09, são mais um importante passo para pavimentar o caminho da reunificação da organização sindical petroleira, uma luta que se fortaleceu nos últimos anos, com as diversas atividades e mobilizações unitárias que as duas federações vêm realizando desde 2016.
“Gostaria de agradecer às direções da FUP e dos sindicatos pelo diálogo construtivo que a gente vem tendo dentro desse movimento de busca da unidade nacional da categoria. O indicativo de filiação à FUP foi muito debatido dentro do nosso sindicato e foi aprovado praticamente por unanimidade. Temos uma diretoria renovada, que consegue trazer várias gerações do movimento sindical, inclusive, uma geração nova, que está tendo a experiência de ser direção pela primeira vez. A gente tem sido bastante honesto e transparente não só com a base, mas também com os companheiros da FNP, porque nós entendemos que a categoria petroleira pode contribuir com a luta de classe sendo o farol dessa unidade para derrotar o fascismo e o neoliberalismo. Essa é uma necessidade do nosso tempo”, afirmou Rafael Prado.
A reconstrução da unidade nacional da categoria petroleira foi um dos eixos centrais da 12ª Plenária Nacional da FUP, realizada entre 04 e 07 de agosto, em Pernambuco, que teve a participação de representantes dos Sindipetros São José dos Campos, Alagoas/Sergipe e Litoral Paulista. Entre as principais deliberações aprovadas estão a realização no ano que vem de um congresso unitário da FUP e da FNP para debater a conjuntura de 2026, a transição energética justa e outras pautas da categoria, bem como a continuidade da busca por formas e caminhos para a fusão entre as duas federações e campanhas unitárias.
A FUP parabeniza a direção do Sindipetro SJC pelo encaminhamento do indicativo de filiação à nossa federação e faz um chamado aos trabalhadores e às trabalhadoras da base para que compareçam às assembleias e se manifestem a favor dessa decisão que será estratégica para a reunificação da categoria.
Confira o recado do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e do presidente do Sindipetro SJC, Rafael Prado: