Unidades marítimas páram na Bacia

Ao som do Hino Nacional tocado em nossa webrádio a categoria petroleira iniciou a greve à zero hora do dia 14. O Sindipetro-NF parabeniza a categoria petroleira da Bacia de Campos que está demonstrando sua total força e unidade ao parar 33 plataformas. Com isso foi iniciada uma greve de cinco dias pelo Dia de Desembarque.

À 1h29 do dia 14, 13 plataformas já haviam parado à produção, o que segundo estimativas do sindicato corresponde a uma redução de 400 mil barris dia.

A direção do NF pede aos companheiros que estão embarcando hoje, que tornem a greve ainda mais forte e participem ativamente da luta. Vamos dar continuidade ao movimento para que a empresa apresente uma proposta que contemple os interesses dos trabalhadores.
 Durante todo domingo, 13, a Petrobrás fez diversas tentativas de minar nosso  movimento. Através de videoconferências dizia à categoria que havia um documento que proibia a greve, o que era mentira. Precisou o sindicato divulgar o Interdito Proibitório, para a empresa reconhecer os fatos.

Nossa organização foi mais forte! Apesar dos acessos simultâneos que nossa página recebeu deixando-a mais lenta, uma nova ferramenta surpreendeu na comunicação: a webrádio. Durante todo dia os diretores utilizaram esse veículo para se comunicar com as unidades marítimas o que está dando muito certo e unindo ainda mais a todos.

Como a direção havia previsto no documento “Aos companheiros da Bacia” distribuído no sábado 12, a categoria está repetindo o movimento semelhante que aconteceu em 2001, quando os petroleiros  fizeram uma greve vitoriosa de cinco dias.

Mostramos que não aceitamos mais essa lógica de oferecer propostas em cima da hora dos nossos movimentos para tentar nos desestabilizar. Chega de não cumprirem os prazos estabelecidos pelos trabalhadores!

A Petrobrás apesar de ter tentado enganar os trabalhadores se dizendo surpresa com o movimento, não conseguiu! O Sindipetro-NF informou à empresa dentro do prazo estabelecido de 72 horas de antecedência que a greve iria acontecer, então não aceite pressões. Todos os trâmites estão sendo cumpridos.

Convocações individuais – os companheiros estão desobrigados a cumpri-las, a resposta a esta convocação está no site do Sindipetro-NF (www.sindipetronf.org.br), no Kit greve.

Pleito antigo – O dia do desembarque é um pleito antigo dos trabalhadores. A Petrobrás comprometeu-se a discutir a questão no âmbito da Comissão de Regimes em 2005, mas não o fez. Em dezembro de 2007, durante o fechamento das negociações do ACT assegurou que a solução seria encontrada em 60 dias e até agora não cumpriu seus compromissos. Os  trabalhadores realizam desde o dia 5 de maio mobilizações pela solução desta pendência,  mas ao que parece não chamaram a atenção da alta gerência da Petrobrás.