Vazamento de gás em P-53 na véspera do natal também não foi informado pela UO-RIO

O sindicato recebeu a informação de mais um vazamento, dessa vez em P-53, com forte nuvem de gás por volta das 22 horas da véspera do natal (24/12). Assim como nos casos anteriores a Petrobrás escondeu o fato do sindicato.

” Durante o dia 24/12 foi detectado um vazamento de óleo em uma tubulação que sai de um dos tanques de costado para uma tubulação conectada ao “slop” tanque.

Como a P-53 estava voltando de parada pela NR13 e as atenções estavam voltadas para a normalização de sua produção. O supervisor e o Coprod não deram importância alguma para essa ocorrência, ocasionando o posterior vazamento de gás. Por volta de 22 horas do dia 24/12, os sensores de gás do Turret, que fica a pelo menos 60 metros do vazamento, detectou gás confirmado na área. Com isso, os operadores foram avisados para ver o que estava acontecendo e constataram uma imensa nuvem de gás no convés do navio. Por muita sorte não ocorreu uma tragédia caso ocorresse qualquer centelhamento. A produção foi paralisada e tocou o alarme de emergência. Logo em seguida foi solucionado o vazamento e normalizada a produção.”

Esse é mais um sinal da política falida de SMS e torna ainda mais necessário que os trabalhadores façam as assembleias simultâneas convocadas para o domingo, 2, e enviem atas para o sindicato. As atas não precisam ser entregues aos prepostos da Petrobras nas plataformas, basta enviar para o sindicato. O sindicato cobrar da UO-RIO informações sobre esse caso e encaminha-lo aos orgãos fiscalizadores.