Vazamento em linha da P-19 provoca redução na produção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Vazamentos em linhas de refrigeração da plataforma P-19 provocaram a redução da produção na unidade, na manhã de hoje, a partir das 7h. O Sindipetro-NF manteve contato com os trabalhadores e apurou que o problema não chegou a causar uma condição insegura para os petroleiros.

Foi necessária a parada de operação de uma das bombas para a realização de reparos na tampa de um filtro, o que provocou o corte de água da refrigeração e impactou a produção, por exemplo, no trabalho de injeção de água nos poços.

De acordo com os diretores do NF Marcelo Nunes e Sérgio Borges, que acompanharam o caso, a produção voltou ao normal no início desta tarde. Atualmente, de acordo com os trabalhadores, quando operando a 100% da sua capacidade, a P-19 pode chegar a produzir aproximadamente 62 mil barris diários. Ainda não é conhecido o volume de petróleo e gás que deixou de ser produzido hoje.

Os mais recentes dados oficiais informados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), em 2014, registram que a P-19 mantinha uma produção de aproximadamente 52 mil barris diários (51.581,2) no último mês de dezembro, que representavam 3,7% da produção na Bacia de Campos naquele mês). Também em dezembro, a produção de gás da unidade foi de 672,4 mil m3/dia (3,1% da Bacia).

Para o Sindipetro-NF, o caso demonstra que os recorrentes vazamentos em linhas nas plataformas da Bacia de Campos, além de, muitas vezes, exporem os trabalhadores a riscos de acidentes, provocam impactos na própria produção da empresa.

 

[Atualizado em 14:59 para correção na informação sobre a origem da divulgação dos dados oficiais de produção em 2014, que é da ANP, e não da Petrobrás, como informado anteriormente]