Vazamento na UTGCab gera nuvem de gás visível a 1km

A diretoria do Sindipetro NF foi informado sobre a ocorrência de um vazamento de gás, na UTGCab, especificamente no sistema de scrapers (sistema de envio, recebimento de Pig), no período de passagem de serviço do turno da noite para a turma de dia.

Segundo o NF pôde apurar, não foi acionado a sirene de emergência, contudo foi solicitado a presença da brigada de apoio.

Segundo os trabalhadores, o vazamento ocorreu devido ao rompimento de uma junta (ring) na tampa do canhão, sendo que, visualmente, dava para visualizar a nuvem de gás do CIC (Centro Integrado de Controle), ou seja, próximo de 1 km em linha reta.

O Sindipetro NF relembra que a mais de um ano a gestão da UTGCAB se recusa a participar da reunião de SMS Local, onde as demais bases locais da Petrobrás participam.  criando, assim, um ambiente inseguro e de incertezas, além, claro, de ser um claro descumprimento do Acordo Coletivo de trabalho.

A diretoria do NF salienta, por fim, que acidentes como esse devem servir de lição para que a gestão do terminal reavalie sua postura e venha construir um ambiente local seguro para os trabalhadores e trabalhadoras com o Sindicato.

Outro lado

A empresa informou ao sindicato que o vazamento foi detectado pelos operadores da unidade, no scrapers, especificamente na tampa do canhão onde está localizado do GASDUC II.

A companhia relatou, ainda, que foi acionado a Transpetro, que é responsável pelo equipamento, porém devida a gravidade da situação, foram os operadores da UTGCAB que isolaram o canhão do sistema, despressurizaram e abriram o mesmo trocando a junta danificada.

Por fim, a gestão comunicou ao NF que o Coordenador de Turno avalizou que não havia necessidade de acionar a sirene e que a brigada de apoio realizou as devidas ações de contenção.