Da Imprensa da FUP – Petroleiros e petroleiras eleitos nos congressos regionais para representar a categoria na 12ª Planária Nacional da FUP estarão entre os dias 04 e 07 de agosto em Pernambuco debatendo e deliberando sobre as lutas e as campanhas reivindicatórias deste segundo semestre.
Como em vários outros fóruns nacionais da FUP, a plenária será realizada em um espaço de organização coletiva. Desta vez no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, em Guabiraba, na região metropolitana de Recife. Antes da abertura do evento, serão realizados os encontros das assessorias jurídica e de comunicação da FUP e de seus sindicatos, que acontecerão ao longo do dia 03 de agosto.
Com o tema “Acordo Coletivo Forte e Transição Energética Justa”, a 12ª Plenafup tratará de questões estruturantes para as trabalhadoras e os trabalhadores do setor petróleo, como a construção de um Pacto Global que garanta direitos, segurança, diversidade e responsabilidade social em todas as regiões em que a Petrobrás atue e uma proposta de transição energética que seja de fato justa, participativa e inclusiva.
O fortalecimento do Acordo Coletivo de Trabalho em todo o Sistema Petrobrás, com mais direitos e condições seguras de trabalho para a categoria, é outro eixo central desta Plenafup, assim como a valorização dos empregados, aposentados e pensionistas. Neste sentido, a plenária também debaterá agendas de lutas que garantam avanços nas propostas coletivas de um novo plano e cargos e da solução dos equacionamentos da Petros.
Outro tema que será tratado pelos petroleiros e petroleiras é a geopolítica industrial frente à nova ordem mundial e seus impactos para a classe trabalhadora, sobretudo no Brasil. Também durante a plenária, as delegações realizarão um ato político na Refinaria Abreu e Lima, previsto para acontecer na manhã do dia 05 de agosto.
Confira a íntegra da programação:
04/08 – Segunda-feira
7h – Café da Manhã
8h às 11h – Credenciamento
12h – Almoço
14h – Eleição da mesa diretora e aprovação do Regimento Interno
15h – Apresentação das teses das correntes políticas
16h – Mesa1: Conjuntura Nacional
19h – Jantar
05/08 – Terça-feira
7 as 9h – Ato na Refinaria Abreu e Lima
9h30 – Retorno
12h – Almoço
14h – Mesa 2: Geopolítica Industrial e Nova Ordem Mundial
16h – Intervalo
16h30 – Mesa 3: Indústria Nacional e Transição Energética Justa
19h – Jantar
21h – Noite Cultural
06/08 – Quarta-feira
7h – Café da manhã
8h – Mesa 4: Balanço Petrobrás e cenário Negocial
10h – Início dos Grupos de Trabalhos:
GT 1 – Setor Privado e Pacto Global
GT 2 – AMS e Petros
GT 3 – Cláusulas Econômicas e Benefícios
GT 4 – Saúde, Meio Ambiente e Segurança
GT 5 – Condições de trabalho
GT 6 – Sistema Petrobrás, Novas Fronteiras e Transição Energética Justa
12h – Almoço
14h – Continuação dos GTs
19h – Jantar
21h – Atividade cultural
07/08 – Quinta-feira
7h – Café da manhã
8h – Plenária Final
12h – Encerramento
13h – Almoço
14h – Retorno das Delegações