VIII Plenafup: Rejeição da proposta de ACT e participação na Greve Geral estão entre as tarefas imediatas da categoria petroleira

Foto: Vitor Menezes - Imprensa do NF

Realização de assembleias nas bases petroleiras com indicativo de rejeição da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, aprovação de Estado de Assembleia Permanente e de Estado de Greve, além de participação no Ato de 30 de Maio e adesão à Greve Geral de 14 de junho. Essas são as tarefas imediatas da categoria petroleira, listadas hoje pelo coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, no último dia da VIII Plenafup (Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros).

Para ele, saldo da plenária é “extremamente positivo” e a gora a FUP e os sindicatos tem a missão de implementar as deliberações por mobilização. “O balanço é extremamente positivo. A gente sente nos delegados e delegadas aqui presentes uma indignação muito grande nos caminhos que a Petrobrás vem tomando, em todos os sentidos, tanto na manutenção da empresa como uma empresa integrada como na questão do ataque aos nossos direitos. Então essa é uma indignação que nós temos que transformar em ação”, afirmou, em entrevista à Rádio NF.

“Agora, cabe à gente enquanto direção da Federação pegar todas as deliberações dos grupos, que discutiram o nosso calendário de lutas, a nossa campanha  de reivindicação, o combate à privatização, a questão do ataque à nossa organização, a manutenção dos nossos direitos, e dar vida a essas ações. Essa é a tarefa principal, sem nos esquecer do contexto político que nós estamos vivendo no País”, complementou.

Contexto político

José Maria explicou que há uma combinação da luta específica dos petroleiros com o contexto geral do país, com frentes de luta que estão interligadas: “Os petroleiros sempre foram de uma categoria inserida nas lutas do povo brasileiro, pela redemocratização, pelos direitos da classe trabalhadora, então temos como tarefas imediatas a participação no Ato do dia 30 de Maio e também na Greve Geral do dia 14 de junho. E o calendário de assembleias de rejeição da proposta da Petrobrás e aprovação de Assembleia Permanente e Estado de Greve, que vai até o próximo dia 6. Então, saímos daqui com muitas tarefas a serem realizadas”.

[Foto: José Maria durante ato na Regap, uma das atividades da VIII Plenafup –  Vitor Menezes / Para Imprensa do NF]