XV CONFUP elege nova diretoria da FUP e delibera sobre agendas de luta da categoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Da Imprensa da FUP

Após quatro dias de debates, terminou na madrugada deste domingo, 07, o XV Congresso Nacional da FUP, que reelegeu o petroleiro João Antônio de Moraes para a coordenação geral da Federação. Entre as principais deliberações estão o fortalecimento da AMS, segurança, igualdade de condições de trabalho em todo o setor petróleo, ganho real de 10%, revisão do PCAC, realização de uma plenária estatuinte em 2012, reconstrução da unidade nacional da categoria, ampliação da luta contra os leilões de petróleo e pelo PLS 531/2009, entre outras bandeiras de lutas aprovadas pelos delegados e referendadas na plenária final. As pautas de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás e do setor privado serão ainda submetidas às assembléias antes de serem apresentadas às empresas.

A plenária final também aprovou por unanimidade o pedido de filiação do Sindicato dos Petroleiros da Petrobrás Bolívia, fortalecendo a unidade e integração dos trabalhadores através da FUP. A solicitação de filiação à FUP foi referendada pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Petroleiros da Bolívia, à qual o sindicato é filiado.

Chapa Unidade Petroleira vence a eleição

A eleição da nova diretoria da FUP, que seria realizada no domingo pela manhã, foi antecipada para a noite de sábado, para não atrasar a partida das delegações. O início da votação foi postergado por mais de seis horas, se estendendo até a madrugada de domingo, na tentativa de construção de uma chapa unitária. Como não houve acordo com os delegados dissidentes do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, duas chapas disputaram a eleição. A Chapa 1 – Unidade Petroleira, formada por integrantes da Articulação Sindical, CTB, CSD e Independentes – venceu a eleição, com 264 votos. A Chapa 2, formada em sua grande maioria pelos dissidentes da Bahia, teve 29 votos. Além disso, houve uma abstenção. 

De acordo com o Artigo 33 do Estatuto da FUP, os votos conquistados pela Chapa 2 não atingiram os 10% necessários para compor a nova Diretoria, que foi eleita e empossada no XV Confup. Veja abaixo a relação dos novos dirigentes da Federação Única dos Petroleiros para o período 2011-2014:

Diretoria Executiva

Titulares: João Antônio de Moraes (Unificado-SP); José Maria Ferreira Rangel (Sindipetro NF); Leopoldino Ferreira de Paula (Sindipetro MG); José Genivaldo Silva (oposição Litoral Paulista); Marluzio Ferreira Dantas (Sindipetro NF); Simão Zanardi Filho (Sindipetro Duque de Caxias); Paulo Cesar Martin (Sindipetro Bahia); Francisco Rocha Ramos (Sindipetro Bahia); Ubiraney Porto (Sindipetro Bahia); Anselmo Ernesto Ruosso (Sindipetro PR/SC); Enéas Zanelato Carvalho (Sindipetro ES); Aldemir de Carvalho Caetano (Sindipetro AM); Daniel Samarate Queiroz (oposição PA); José Divanilton Silva (Sindipetro RN); Dary Beck Filho (Sindipetro RS).

Suplentes: Abílio Valério Tozini (oposição RJ); Acácio Viana Carneiro (Sindipetro AM); Carlos Cotia Barreto (Unificado-SP); Antônio Raimundo Teles Santos (Sindipetro NF); Danilo Ferreira da Silva (Unificado-SP); Marcos dos Santos Amaral (Sindipetro Duque de Caxias); Mário Dalzot (Sindipetro PR/SC); Valnisio Hoffmnan (Sindipetro ES); Francisco José de Oliveira (Sindipetro NF); Luiz Antônio Lourenzon (PE/PB); José Marcos Pinheiro Olioni (Sindipetro Rio Grande); Edson Almeida (Sindipetro BA); Arialdo Andrade Oliveira (Sindiquímica BA); Marcondes Muniz Araujo (Sindipetro-CE); Paulo Neves de Oliveira Junior (oposição PA).

Conselho fiscal

Titulares: Henrique Crispim (Sindipetro Bahia); Joacir Pedro (oposição RJ); Jailson Melo Morais (Sindipetro-RN).

Suplentes: Jose Antonio de Araujo (Sindipetro-RN); Rafael de Paula Prado Alvarelli (oposição São José dos Campos); Climério Chaves Reis (Sindipetro Bahia).