XVII Confup: Delegações voltam a fazer protesto em base da Petrobrás em Salvador

Delegações do XVII Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros) realizaram na manhã de hoje, no Ediba, o edifício sede da Petrobrás em Salvador, ato político com trancaço com o fechamento de todos os acessos à base, entre às 6h30 e 9h da manhã. Cerca de 500 manifestantes participaram do protesto, que denunciou a privatização da companhia e o desmonte do estado brasileiro.

Entre os sindicalistas que se revezaram nas falas na manifestação esteve o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que denunciou “o que esses golpistas estão fazendo com a Petrobrás”, que, como lembrou, “foi a grande impulsionadora do País nos últimos tempos, e nós trabalhadores dela sabemos disso, cumprindo um papel desenvolvimentista”.

A pensionista Leny Passos, 82 anos, da base do Norte Fluminense, fez a mais emocionante fala do protesto, com o seu testemunho de militância. “Eu nunca vi o meu país, com a idade que eu tenho, na situação em que está. Mas eu tenho esperança absoluta, porque eu estou fazendo o que o beija-flor faz na floresta [na fábula do combate ao incêndio]. Estou fazendo a minha parte”, disse.

O ato foi encerrado com a fala do coordenador geral da FUP, também diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, que fez um chamado à consciência e à participação da categoria petroleira neste momento.

“Hoje é um daqueles dias que não deveria ser necessário o sindicato fechar os portões [da base]. Quando o sindicato vem, a categoria tinha que ir parando para ver o que o sindicato tem a dizer, tamanho é o estrago que esse governo golpista está realizando no nosso País”, disse Rangel.

Para o coordenador da FUP, “talvez as pessoas não tenham noção do que vai acontecer nas suas vidas, nos seus trabalhos, nas suas aposentadorias, nas suas oportunidades”, advertiu, chamando a atenção para os impactos nocivos das chamadas reformas trabalhistas e previdenciárias.

O ato em frente ao Ediba foi o segundo realizado pelas delegações durante o Confup. Ontem, um trancaço foi realizado no período da manhã na Refinaria Randulpho Alves, com o mesmo objetivo de denunciar o desmonte da Petrobrás, por meio do fatiamento e venda dos ativos da empresa.

[Foto: Coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, fala durante ato público no Ediba – Diego Villamarin / Para Imprensa da FUP]