Zé Maria cobra esclarecimentos sobre “Plano de Desinvestimento”

O coordenador geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, José Maria Rangel, protocolou hoje na presidência da Petrobrás, na condição de representante eleito dos trabalhadores no Conselho de Administração da companhia, ofício com requerimento de esclarecimento da presidente Maria das Graças Silva Foster sobre o “Plano de Desinvestimento” da empresa.

Rangel enumera questões levantadas por matéria jornalística da revista “Época”, de 28 de março passado, publicada sob o título “O feirão da Petrobras: Documentos da estatal revelam os bastidores da venda de patrimônio no exterior – como a sociedade secreta na Argentina com um amigo da presidente Cristina Kirchner”.

O sindicalista quer saber o valor de mercado de ações da Petrobras Argentina S.A. (Pesa) que teriam sido vendidas, de acordo com a revista, para o grupo Indalo, e quais as avaliações técnicas sobre a perspectiva de valorização destes papeis em bolsa. Além disso, o documento questiona o valor da venda, as condições de pagamento, os interesses estratégicos envolvidos no negócio e os critérios para a escolha deste comprador.

O requerimento também busca esclarecimentos sobre possíveis outros ativos da empresa que estariam à venda nesta e em outras negociações. O objetivo é conhecer a real extensão do chamado “Plano de Desinvestimento”.