Zé Maria no CA: NO ÚLTIMO ATO O VOTO POR TODA BACIA DE CAMPOS

NO ÚLTIMO ATO O VOTO POR TODA BACIA DE CAMPOS
Publicado em 24 de março de 2014
do blog zemarianoca.org.br

Companheiras e companheiros, participei de minha última reunião como Conselheiro de Administração da Petrobrás na sexta, dia 21.
Devido às denuncias que assolam a empresa nos últimos dias, a reunião estava cercada de muitas expectativas. Eram repórteres do lado de fora do EDISP querendo saber se os assuntos Refinaria de Pasadena e a prisão do ex-diretor da área de abastecimento seriam tratados na reunião.
Nada disso aconteceu. Nenhum dos dois assuntos estava em pauta e a reunião do Conselho da Petrobrás teria transcorrido na mais absoluta tranqüilidade, não fosse por um voto, que tive a honra de proferir em nome dos petroleiros e petroleiras de todo o país, e mais especialmente em nome dos que trabalham na Bacia de Campos.

Foi exatamente o último ponto de discussão: a recondução dos Diretores da Petrobrás. Votei contra a recondução do Diretor de Engenharia, para surpresa de todos que estavam na sala de reunião.
Como poderia votar a favor de alguém que sucateou as plataformas da Bacia de Campos?
Como poderia votar a favor de alguém que é o responsável por várias unidades sem condições de operação, deslocando o estaleiro para o alto mar e desrespeitando os tais “Princípios Operacionais do E&P”?
Repito que votei em nome de todos os(as) trabalhadores(as) e especialmente da Bacia de Campos!

O Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde discutiu finalmente as ocorrências no Refino, na plataforma P-20 e também o descumprimento do princípio operacional do EP em seu item 2.6, que prevê que as unidades só devem sair dos estaleiros PRONTAS PARA PRODUZIR.

As ocorrências no Refino tiveram como justificativa o descumprimento de procedimentos na área de segurança e também, no caso da REPAR o rompimento da tubulação se deu pelo fato de o aço colocado não ter sido o que era especificado.
Das seis comissões para apurar o que aconteceu nas Refinarias e que teve a participação do sindicato, assinamos quatro deles.
Afirmei que é um erro minimizar as ocorrências tentando convencer que ocorreram apenas por “falta de cumprimento de procedimento”. Se as unidades operacionais seguirem à risca tudo o que está nos procedimentos elas param. Todas elas param e todos sabem disso. Então há mais do que isso para ser analisado.
Os exemplos da REPLAN, onde a falta de efetivo, está levando os trabalhadores à exaustão e na REDUC (PT), onde a quantidade de liberação de serviços (PT) está acima da capacidade de acompanhamento por parte dos trabalhadores, demonstram um grave erro de gestão que levaram e vão continuar levando aos acidentes.
Várias foram as nossas afirmações sobre a saída equivocada da P-62, que resultaram em anexar a ata da reunião de CIPA extraordinária realizada na unidade em 11-01-2014 para avaliar o incêndio do dia 10 de Janeiro, onde os trabalhadores afirmam as condições de insegurança na qual a unidade saiu.
Chamou minha atenção o fato de na apresentação da Petrobrás, estar assumido que a empresa vai descumprir o Anexo 2 da NR-30 no seus item 14.11 e 14.12, que trata dos testes em vasos de pressão. Os testes devem ser OBRIGATORIAMENTE acompanhados e assinados por um Profissional Habilitado da Petrobrás, o que não ocorreu. Quem assina os testes é um profissional da empresa UTC.

Sobre o incêndio na Plataforma P-20, todos os gestores da empresa que se encontravam na reunião, foram unânimes em afirmar que a competência da equipe que estava a bordo para combater o sinistro e a sorte foram fundamentais para que uma grande tragédia não tivesse ocorrido.
Os avisos estão sendo dados e a nós cabe saber interpretá-los. Foram seis acidentes nas refinarias e quatro no E&P, a produção não pode estar à frente da segurança dos trabalhadores.

Dar continuidade aos debates sobre Segurança e Saúde, deve ser um compromisso do Conselho e que este é um legado que deixo em nome de todos os trabalhadores próprios e terceiros da Petrobrás
A próxima reunião será no dia 25-04 na REPLAN, a reunião na P-56 ficou para o dia 13-06.

Despeço-me agradecendo, todos e todas, pela oportunidade que me proporcionaram de ser Conselheiro da Petrobrás. Busquei honrar cada voto que recebi e tenho a certeza que deixei a nossa marca no Conselho de Administração da Cia.

Forte abraço a todos e sigamos na luta.
José Maria Rangel