NF participa de execução de projeto ligado à NR-13

O diretor do Sindipetro-NF, Raimundo Teles, participou de 08 a 10/01 da execução do Projeto Piloto para Inspeção Não Intrusiva – INI, realizada na base do APES/UTGC, base de Cacimbas, no município de Linhares, no Estado do Espírito Santo. Teles representou a Bancada dos Trabalhadores da CNTT (Comissão Nacional Tripartite) da NR-13, na qual tem assento,

A aplicação de Inspeção Não Intrusiva – INI em equipamentos enquadrados na NR-13 consta na norma desde a sua revisão de setembro de 2017 e foi mantida na recente revisão, homologada em dezembro de 2018. No entanto, a aplicação dessa metodologia, que se resume na aplicação de novas tecnologias de inspeção, sem a necessidade de abertura do equipamento, deve ser precedida de uma Inspeção Piloto. Essa inspeção está condicionada a acontecer somente em estabelecimentos com o SPIE certificado, só podendo ser aplicado em equipamentos categorias I e II e com acompanhamento da representação sindical na CNTT-NR13.

A inserção dessa nova tecnologia tem por objetivo principal reduzir a exposição do trabalhador aos riscos inerentes à entrada no interior de equipamentos e estabelecer critérios de confiabilidade maior para o processo.

Esta é a quarta participação do diretor Raimundo Teles, cujo objetivo principal é verificar e avaliar junto com a equipe auditora do IBP a execução da metodologia e a efetiva participação dos profissionais vinculados ao SPIE, além de oferecer suporte sobre o tema para a representação sindical local, no caso o Sindipetro-ES.

Segundo Teles, a presença dessas representações referenda a preocupação que o movimento sindical tem com a redução de postos de trabalho em contra-partida a aplicação de tecnologias. “Não podemos fechar os olhos para este fato” – concluiu.