Macaé realiza ato para mostrar que vidas negras importam

Aconteceu na tarde desta terça, 14, na Praça Veríssimo de Mello, no Centro de Macaé, o Ato Unificado Vidas Negras Importam. Seu objetivo é denunciar o genocídio da população negra no país.

O Sindipetro-NF está sendo representado pelas diretoras Conceição de Maria e Jancileide Morgado. Essa atividade foi lançada pela ONU-Brasil em 2017 e acontece anualmente em diversas cidade Brasileiras. A iniciativa busca ampliar, junto à sociedade, gestores públicos, sistema de Justiça, setor privado e movimentos sociais, a visibilidade do problema da violência contra a juventude negra no país. O objetivo é chamar atenção e sensibilizar para os impactos do racismo na restrição da cidadania de pessoas negras, influenciando atores estratégicos na produção e apoio de ações de enfrentamento da discriminação e violência.

Segundo dados divulgados pelo UNICEF, de cada mil adolescentes brasileiros, quatro vão ser assassinados antes de completar 19 anos. Se nada for feito, serão 43 mil brasileiros entre os 12 e os 18 anos mortos de 2015 a 2021, três vezes mais negros do que brancos. Entre os jovens, de 15 a 29, nos próximos 23 minutos, uma vida negra será perdida e um futuro cancelado.

Escute o áudio aqui

Leia mais https://nacoesunidas.org/campanha/vidas-negras/