Nota da diretoria sobre a greve

NOTA DA DIRETORIA

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense solicita aos companheiros e companheiras que realizem e participem de assembleias em suas unidades com, o indicativo de realização de greve da categoria no próximo dia 10.

O movimento é contra os ataques a Petrobrás. Com a nomeação do novo presidente, ex-ministro do apagão FHC; tem se a certeza da privatização. Com o aprofundamento do plano de negócios da empresa, que já era privatista, agora o intuito é vender com ainda mais intensidade diversos ativos, como os campos maduros. Ocorrerão tentativas de corte de direitos, como no ano passado, quando se tentou cortar 91 clausulas do acordo coletivo, fazendo com que seja de muita importância a resistência para a manutenção dos direitos.

O Sindipetro-NF é contra a posição atual da presidência da empresa e do governo golpista, que já se mostraram favoráveis a mudança da lei de partilha. Lei essa que hoje, garante 30% de participação mínima com a Petrobrás, além de permitir que a empresa seja a única operadora do Pré-Sal.

A greve é em defesa dos direitos dos trabalhadores em geral. Atualmente, tramita no Senado e na Câmara dos deputados 55 projetos de Lei que pretendem rasgar a CLT e cortar os direitos dos trabalhadores, como por exemplo a aposentadoria, que se pretende mudar a idade mínima para 65 anos.

A data marcará a primeira mobilização nacional que as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão contra o governo interino de Michel Temer.

O modelo da pauta está disponível no site do Sindipetro-NF, assim como as orientações.

Saudações sindicais

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF